Em seu balanço de 2009, a revista "Science" considerou a apresentação do esqueleto de uma fêmea de Ardipithecus ramidus --o fóssil apelidado de Ardi-- o evento científico mais importante do ano. A pequena primata de 1,20 metro, que viveu há 4,4 milhões de anos, é agora o exemplar mais antigo conhecido de um ancestral da espécie humana. Tirou do trono Lucy, um fóssil de Australopithecus afarensis, 1 milhão de anos mais recente.

Após mais de uma década de esforços para remontar um esqueleto fragmentado desenterrado nos anos 1990, cientistas liderados por Tim White, da Universidade da Califórnia em Berkeley, mostraram que os hominídeos da época de Ardi tinham pouco a ver com chimpanzés, já apresentando anatomia e hábitos bem distintos dos que se vê entre macacos hoje.

"Science"

Desenho simula a aparência de Ardi, fóssil achado na Etiópia e considerado o principal destaque científico do ano pela "Science"


A "Science" --que junto com a "Nature" forma a dupla de periódicos mais disputada pela comunidade científica-- publica todo ano sua lista com as dez acontecimentos mais importantes. Em 2009, também estão na relação da revista os testes com terapia gênica que tiveram sucesso e os estudos com a droga experimental rapamicina que prolonga vida de cobaias.

Para o ano seguinte, os editores da "Science" fazem suas previsões sobre quais linhas de pesquisa tendem a render mais. Em 2010 o periódico aposta que o uso de células iPS --derivadas de tecido adulto, mas reprogramadas para se comportarem como células-tronco de embriões--, deverá ser grande fonte de notícias. Estudos que usam esse material para testar terapias contra doenças ainda sem cura, como mal de Parkinson e diabetes tipo, vão proliferar, diz a revista.

Outra grande aposta da "Science" é no experimento AMS (Espectrômetro Magnético Alfa), que será montado na Estação Espacial Internacional. O dispositivo é um detector especial de raios cósmicos para tentar investigar questões como a composição da misteriosa matéria escura, entidade física que possui massa mas não interage com a luz nem com nenhum tipo de radiação.
Fonte - Bol Noticias

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem