Água subiu e invadiu as casas de Amanda, Igor, Alexsandro e Adrian.
Eles foram içados por cesto após inundação na Zona Norte de SP.

As quatro crianças salvas por um helicóptero da Polícia Militar durante a enchente causada por um temporal que inundou Pirituba, na Zona Norte de São Paulo, na quarta-feira (16), contaram que sentiram frio e medo durante o resgate aéreo, mas também disseram que a experiência de voar, pela primeira vez nas suas vidas, foi “legal”. O G1 conversou com os sobreviventes mirins com a autorização de seus pais, que acompanharam a entrevista.

O salvamento dos irmãos Alexsandro e Adrian e dos também irmãos Amanda e Igor foi dramático. As crianças e dois idosos foram içados por um cesto preso à aeronave e colocadas em segurança no pátio de uma empresa de transportes localizada a poucos metros de suas casas, que estavam quase que completamente submersas – a água da chuva alcançou até o teto de cerca de 15 imóveis.

"Eu fiquei com medo. Quando o helicóptero chegou, eu fiquei chorando pensando que ninguém ia me carregar e que iria ficar lá. Mas só que o helicóptero me resgatou. Depois vi que meu irmãozinho estava lá [dentro da aeronave]", afirmou Alexsandro Silva Batista do Nascimento, de 7 anos. No colo da mãe, o irmão de Alexsandro, Adrian, de 3 anos, também afirmou ter ficado com medo, mas gostou da viagem.


A mãe de Alexsandro, Josilene Silva Trajano, conta que quando o nível da água começou a subir, ela levou as crianças para uma casa vizinha, mais alta que a sua. "Não adiantou porque a água surpreendeu todo mundo", contou a mulher.

Foto: Roney Domingos/ G1

Rosilene e os filhos, Amanda, de 8 anos, e Igor, de 5 anos, salvos por helicóptero de enchente (Foto: Roney Domingos/ G1)

'Friiiio'

"Achei frio", disse Amanda Querino da Silva, de 8 anos, sobre o resgate aéreo. Horas depois de ter sido içada e salva, ela continuava agarrada ao cobertor para se esquentar.

Igor, de 5 anos, diz que apesar do susto de ter sido resgatado não tem medo de enchentes. "Na hora que estava chovendo, a água entrou na minha casa e o helicóptero pegou a gente".
A mãe de Amanda e Igor, Rosilene da Paixão Querino, de 32 anos, conta que o helicóptero foi a única saída. Ela disse que levou as crianças para o ponto mais alto do conjunto de casas. "Na minha casa, a água bateu no teto."


'Socorro'

O aposentado Alfredo Tomaz da Silva, de 66 anos, e sua mulher, Maria Ferreira Campos, de 58 anos, também foram resgatados pelo helicóptero. "A gente já ia se acabando na água, gritando socorro, socorro, socorro. A gente já estava debaixo d água. Não foi mole para nós não", afirmou ele.

O garoto Adrian, de 3 anos, no colo da avó, Maria de Lourdes Silva, de 61 anos, levada nos braços por vizinhos (Foto: Roney Domingos / G1)

Por volta das 22h30 de quarta-feira, os moradores ainda tentavam tirar a água de dentro de suas residências e recuperar o que sobrou dos móveis. Até as telhas de cimento foram arrastadas pela enxurrada. Pelo menos dois carros foram levados pelas água.

A comunidade formada por casas simples fica vizinha ao córrego Ribeirão Vermelho que transbordou próximo do piscinão Anhanguera. Todas as ruas do bairro ficaram enlameadas.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem