Agricultores jogem estrume perto do Palácio do Eliseu em protesto em Paris

Ação ocorreu durante a madrugada próximo à casa oficial de Sarkozy.
Objetivo era chamar a atenção para a crise econômica do setor.

Dezenas de agricultores franceses jogaram nesta quinta-feira (17) estrume e palha nas proximidades do Palácio do Eliseu, a residência oficial do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em um protesto contra a situação econômica do setor.

A manifestação, organizada de madrugada pelo grupo Jovens Agricultores - uma ala do principal sindicato agrário nacional -, foi rapidamente controlada pela Polícia, que dispersou os manifestantes e levou muitos deles para a delegacia para serem identificados.

Pierre Bot, um dos participantes do protesto, disse à rádio "France Info" que o objetivo da ação era chamar a atenção de Sarkozy, que, segundo disse, seria o único que poderia realmente intervir e mudar a situação do setor agrário.Bot, que fez referência à diminuição da renda dos agricultores, criticou, em particular, a evolução da Política Agrária Comum (PAC).

Segundo um estudo publicado na terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INSEE), a receita dos agricultores franceses deve despencar 34,4% este ano, depois de ter caído 20,3% em 2008 em virtude do desabamento dos preços, da diminuição dos subsídios e do aumento de certos custos associados ao crédito.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem