Kim Peek tinha problemas mentais e memória extraordinária.
Ele foi vivido por Dustin Hoffman no longa ganhador do Oscar.






Kim Peek, o homem que inspirou o protagonista do filme ganhador do Oscar “Rain Man” morreu aos 58 anos nos EUA. Seu pai, Fran, diz que Peek sofreu um ataque cardíaco na manhã de sábado (19) e foi dado como morto em um hospital em Murray, cidade nos subúrbios de Salt Lake City, em Utah.

Peek sofria da “síndrome de Savant”, e apesar de alguns problemas mentais, tinha uma memória impressionante. Ele inspirou o roteirista Barry Morrow a escrever “Rain Man”, o filme de 1988 que ganhou quatro estatuetas do Oscar.

Fran Peek diz que seu filho conheceu Morrow em uma convenção no começo da década de 1980 e que o escritor ficou espantado com a habilidade de Peek para decorar tudo que ouvisse. Morrow escreveu o roteiro, e o longa acabou ganhando o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Ator para Dustin Hoffman.

5 milhões de quilômetros

“Era inacreditável, a quantidade de coisas que ele sabia”, disse Frank Peek nesta segunda-feira (21). “Ele viajou quase 5 milhões de quilômetros de avião e deu palestras para quase 60 milhões de pessoas – metade delas estudantes”.

Nos anos seguintes, Peek foi classificado como gênio em 15 diferentes assuntos, de história, literatura e geografia a números, esportes, música e datas. Mas as suas capacidades motoras eram limitadas; ele não conseguia fazer algumas tarefas simples, como se vestir.

Cientistas da NASA estavam estudando Peek, na esperança de que a tecnologia usada para para estudar os efeitos das viagens espaciais no cérebro ajudassem a explicar a sua capacidade mental.

Fran Peek diz que o funeral de Kim acontece nesta terça-feira (22) em Taylorsville, Utah.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem