Os seis candidatos ao governo da Bahia participaram na noite desta sexta-feira (26) do debate na Record Bahia, o segundo televisionado neste primeiro turno. Participaram Rui Costa (PT), Paulo Souto (DEM), Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Renata Mallet (PSTU), Rogério da Luz (PRTB). O encontro foi mediado pela jornalista Christina Lemos.

Por ordem definida em sorteio, o primeiro candidato a ser sabatinado foi Marcos Mendes. Renata Mallet fez a primeira pergunta, acusando os governos do DEM e do PT de serem privatizantes e querendo saber "Foi uma estatal valiosíssima (a Coelba) que foi privatizada (...) Foi deslocado realmente esse dinheiro para a previdência? Não foi", atacou Mendes, que disse que o Fundo Previdenciário está "quebrado". "Todas as contratações do estado, a maioria, era via Reda e serviço contratado terceirizado. Esses dois serviços não contribuíam para o fundo previdenciário", afirmou. Ele disse também que indicados políticos das grandes coligações não contribuem com o Funprev. Mendes afirmou que em seu governo, o servidor de carreira será priorizado em detrimento das contratações temporárias. "Fiquem tranquilo que vocês vão poder se aposentar e vocês vão ter seus salários".

Mallet, na réplica, citou doações de grandes empresas como a OAS para as candidaturas do DEM e PT, que seriam "a mesma coisa". "Ambas essas empresas (OAS e Odebrecht) querem privatizar a Embasa. Isso significa aumentar o custo da água, piorar o serviço (...) Nós do PSTU somos contra essa medida (...) Trouxemos um termo de compromisso e vamos entregar ao final desse debate a todos os candidatos para que eles se comprometam a não privatizar nossas águas". Renata disse que irá divulgar em suas redes sociais que candidatos assinaram o termo contra a privatização da empresa.


Mendes voltou a falar do ônus da privatização. "Mesmo com a privatização do Baneb, nós ficamos com dívida de 1,2 bilhão de reais, atualizada dá hoje quase R$ 5 bilhões (...) Isso compromete quase 10% do orçamento anual do Estado", afirmou. Veja mais no correio24horas

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem