Do dia 18 para o dia 19 de outubro começa o período chamado de horário de verão, em que moradores de Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora. As datas do período, que normalmente dura quatro meses, são definidas pelo governo. Assim, o final do horário de verão ocorrerá de 15 para 16 de fevereiro de 2015. Tanto o começo quanto o término ocorre de sábado para o domingo. 

Com objetivo com economizar energia e gerar resultados econômicos, o Brasil adotou a prática – Daylight Saving Time (DST) – idealizada por Benjamin Franklin, nos Estados Unidos, em 1784. A intenção de Franklin era aproveitar a luz natural durante os dias mais longos do ano, mas o governo americano não gostou da idéia e o primeiro país a adotar oficialmente o DST foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. 

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. Depois de 18 anos sem sua instituição, foi novamente adotada em 1985, por conta da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos. A medida promove economia do consumo de energia – de 4% a 5% – por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia. Assim, a prática reduz a demanda em períodos considerados como horários de ponta – das 18 às 21h. 


Os Estados que adotam a medida são: no Centro-Oeste; Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No Sudeste; Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. E no Sul; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário nos anos anteriores, ficarão fora da mudança.|cnm

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem