O ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele já ocupava a presidência, interinamente, há 40 dias, desde a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.

Ricardo Lewandowski tomou para um mandato de dois anos, na presença da família e de autoridades, como a presidente Dilma Rousseff.

Ricardo Lewandowski tem 66 anos. Exerceu a advocacia e a magistratura em São Paulo. Na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, em 2010, se destacou pela defesa da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por um colegiado, um grupo de juízes.

Lewandowski assume a presidência, depois de oito anos como ministro do Supremo. No tribunal, defendeu as cotas raciais em universidades públicas, a proibição do nepotismo, o estatuto do desarmamento e o direito à liberdade de manifestações. Foi revisor no processo do Mensalão do PT.

Em nome dos colegas, o ministro Marco Aurélio Mello saudou o novo presidente.

“Oferece tranquilidade e segurança para que possamos, coesos e iguais em propósito, zelar pela boa aplicação da carta da república”, declarou Marco Aurélio Mello, ministro do STF.

No discurso de posse, Ricardo Lewandowski apresentou um plano de metas para tornar a Justiça mais rápida e eficiente. Ele disse também que pretende estimular formas alternativas de solução de conflitos, como a conciliação, a mediação e a arbitragem.


“Como de há muito se sabe, justiça que tarda é justiça que falha. Procuraremos acelerar a prestação jurisdicional, intensificando o uso de meios eletrônicos para a tomada de decisões, ao mesmo tempo em que desestimularemos as ações de índole temerária ou protelatória, mediante os meios legais disponíveis”, afirmou o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF.

Também tomou posse a ministra Carmem Lúcia, como vice-presidente do Supremo. (g1) Foto da internet

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem