No primeiro debate deste segundo turno entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição, o embate se deu entre o passado dos governos FH e Lula e o futuro do país.

Segundo cientistas políticos ouvidos pelo GLOBO, a petista manteve a estratégia de comparar números da gestão atual com as administrações tucanas. Aécio, ainda que tenha lembrado o que fez em Minas, enfatizou que a adversária só olhava para o “retrovisor” em vez de tratar de propostas para os próximos quatro anos. O debate, na Band, também teve disputa pela paternidade de programas como Bolsa Família e Pronatec.

Para Dilma, interessa a comparação com a época de FH, o confronto. A Aécio, interessa a conjuntura, interessa discutir o governo Dilma — diz Antônio Carlos Alkmin, cientista político da PUC-Rio: — Mas só falam do legado que os interessa, fazem espécie de terrorismo. Ela aposta mais nas questões sociais e ele, na economia.

— Ao falar de corrupção, Dilma contrabalançou com casos do governo FH — diz Paulo Baía, sociólogo e cientista político da UFRJ. — Aécio habilmente puxou para os escândalos do presente e lançou para o futuro, enquanto Dilma insistiu em casos do passado.
Baía destaca que os dois tentaram desconstruir um ao outro “falando que estavam enganados ou mentindo”:
PUBLICIDADE

— Aécio estava mais confortável no início. Dilma foi se soltando mais ao longo do encontro. Agora, quanto ao conteúdo, os dois adotaram a desconstrução. Aécio insistiu em que Dilma estava olhando para o retrovisor, que ela via FH ao olhar para ele. Mas ele também olhou para o retrovisor em Minas, ao falar do passado de governador.

Cientista político da UnB, David Fleischer avalia que Dilma passou boa parte do debate comparando o governo federal com Minas:


— Há outros governos tucanos, SP, por exemplo, mas ela só citou o metrô rapidamente. Veja mais no oglobo

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem