Em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Secretaria de Saúde de Inhambupe, por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), reuniu mais de 100 pessoas na manhã dessa segunda-feira para comemorar a data no Centro de Convenções e Cultura do município com a realização de diversas atividades, como exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos usuários nas oficinas. Houve ainda apresentação de músicas, dança e teatro e ainda uma participação especial do grupo de dança EXD.

O objetivo do evento, de acordo com a coordenadora do CAPS Tatiane Mota é o de chamar a atenção da sociedade para o problema da doença mental, promovendo uma reflexão crítica e construtiva no que tange às práticas institucionais de isolamento e segregação dos portadores de sofrimento mental e à falta de assistência e cuidados. “A principal meta da luta antimanicomial é por uma sociedade sem manicômios, sem prisões ou qualquer tipo de instituição que reproduza a lógica e as práticas manicomiais”, resume.
Tatiana lembra ainda que a luta antimanicomial é um movimento que tem como posicionamento a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.
 
No CAPS são atendidos mensalmente 40 usuários, sendo que outros 100 atendimentos psiquiátricos são feitos por mês na área da saúde mental, contribuindo para as melhorias de condições da saúde e bem estar da comunidade. O CAPS é uma peça fundamental no atendimento da população, realizando acompanhamento clínico e reinserindo socialmente essas pessoas através do acesso ao lazer, trabalho e fortalecimento dos laços familiares.
A secretária de Saúde Wilma Vergasta ressalta que os recursos aplicados no trabalho realizado pelo CAPS ultrapassam as possibilidades financeiras da secretaria, sendo usados tanto repasses federais como municipais para atender a demanda e fazer frente às despesas, que são altas.
A Luta Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. Durante o evento foi realizado primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial. | Informação das Ascom/Inhambupe

1 Comentários

Anônimo disse…
Poderia colocar uma foto só do povo que estava no palco, pois na plateia não tinha ninguém. Esta parecendo um ensaio só com os apresentadores.
Postagem Anterior Próxima Postagem