Ainda um dos últimos colocados em ranking, Brasil é um dos países que mais reduziram número de alunos sem conhecimentos básicos de matemática.  Os dados são de um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicados nesta quarta-feira, 10 de fevereiro.

Segundo o relatório, o número de alunos brasileiros na faixa de 15 anos que estava abaixo do nível de conhecimentos básicos em matemática caiu 18% entre 2003 e 2012.

O estudo, intitulado Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?, considera ainda que, para chegar ao primeiro nível, os alunos têm de saber mostrar competências básicas como uma operação de adição.

Mau desempenho
Apesar da melhora em relação aos conhecimentos básicos, os alunos brasileiros ficaram apenas no 58° lugar em matemática entre os 65 países e territórios analisados no último estudo Com essa classificação, o Brasil se situa abaixo da Albânia e da Costa Rica.

O Brasil totalizou 391 pontos em matemática, de acordo com o estudo. A média dos países da OCDE é de 494 pontos.

Dificuldades
A organização considera que os alunos que ficam abaixo do nível 2 - entre os seis existentes, que evoluem de acordo com o grau de dificuldade das perguntas - nas disciplinas analisadas - matemática, leitura e ciências - terão dificuldades na escola e, mais tarde, no mercado de trabalho, e poderão não ascender socialmente.


De acordo com o estudo, 67,1% dos alunos brasileiros com 15 e 16 anos - faixa etária analisada no estudo - estão abaixo do nível 2 em matemática, com baixa performance na disciplina.

Apenas 0,8% dos alunos brasileiros atingiram os níveis 5 e 6 na disciplina, que exigem análises complexas. Em Xangai, na China, primeiro do ranking em matemática, mais da metade dos estudantes, 55,4%, integram os níveis 5 e 6, de alta performance.


Crescimento
A OCDE destaca, no entanto, que o Brasil registrou uma das maiores taxas de crescimento no total de pontos em matemática entre 2003 a 2012, passando de 356 a 391 pontos no período. |Agência CNM, com informações da BBC Brasil

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem