Foto ilustrativa

Para chegar a emancipação, o município de Inhambupe passou por varias denominações. Segundo as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE,  diz que Vasco Fernandes Cézar de Menezes, pela Resolução de 24 de abril de 1727, elevou a povoação à categoria de vila, desmembrado do município de  Água Fria.

“Entre 1572 e 1582, desenvolveu-se a catequese indígena à margem esquerda do Rio Inhambupe, denominado Rio Inhambupe de Cima. Posteriormente, os jesuítas estabeleceram um colégio em Água Fria e estimularam a povoação da região. 

A partir de 1624, uma sesmaria foi concedida a um Marechal da Casa da Torre dos Garcia D"Ávila, que erigiu uma igreja sob a invocação do Divino Espírito Santo de Inhambupe, em torno da qual foram surgindo casas, contribuindo para a formação e evolução da nova comunidade. 

Em 1718 o povoado passou a pertencer à Freguesia de Água Fria, vila criada em 1710 e notável pelo colégio dos jesuítas. Mais tarde, foi a capela elevada à categoria de paróquia, ficando, porém, o povoado de Inhambupe de Cima subordinado a Água Fria até 1727, quando Vasco Fernandes Cézar de Menezes, pela Resolução de 24 de abril, elevou a povoação à categoria de vila.

Em 26 de junho de 1801, por Carta Régia, foi instalada a Vila de Inhambupe de Cima, sendo criada a freguesia em 7 de novembro de 1816. Inhambupe ganhou foros de cidade em 6 de agosto de 1806, pela Lei Estadual nº. 134.Veja no ibge

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem